Segue a descrição do projeto realizado pelo 3º Ano A, da Professora Maria Aparecida Baceto, de 19 a 23/05/2014.
PROJETO
“METAMORFOSE DA BORBOLETA”
PERÍODO PREVISTO: UMA
SEMANA.
TURMA: ALUNOS DO 3º ANO
“A” - PERÍODO DA MANHÃ.
TEMA: METAMORFOSE DA
BORBOLETA.
Esse projeto surgiu diante da
curiosidade das crianças em saber como nascem as borboletas. Isso ocorreu
depois da leitura, na hora da Leitura deleite, do livro Açucena – A Borboleta Azul,
de Josué Franco.
Partindo do princípio de que as
crianças precisam aprender apoiando-se em projetos que nasçam
das curiosidades e dos
questionamentos feitos pela própria criança, pretende-se
com esse projeto
estudar mais sobre
o assunto através de pesquisas,
leituras de textos diferenciados, vídeo e reescrita de um novo final para a
história (tendo em vista
que as crianças
ficaram decepcionadas com o
final da borboleta Açucena).
OBJETIVOS:
. Trabalhar com literatura infantil,
propiciando momentos de aprendizagem e imaginação;
. Identificar transformações que acontecem na natureza;
. Produzir e ler textos diferenciados sobre o tema, com
estrutura completa: introdução, desenvolvimento e conclusão.
.
AVALIAÇÃO:
A avaliação
dar-se-á através da observação do comportamento e interesse das crianças no
decorrer do projeto. Através das
produções das atividades os alunos poderão demonstrar a aprendizagem
construída.
PRODUTO FINAL:
Apresentar
para a turma do 2º Ano A aquilo que aprenderam com o projeto.
ETAPAS DO PROJETO
1ª etapa:
Em Língua Portuguesa foi lido o livro: “Uma
Lagarta Muito Comilona”, de Eric Carle,
que também fala sobre a metamorfose da borboleta.
2ª
etapa:
Após a
leitura do livro, foi feito um texto para leitura coletiva e interpretação.
3ª etapa:
Em Matemática,
foram elaboradas situações-problemas
envolvendo as quatro operações, uma dezena, meia dezena, uma dúzia, meia dúzia,
o dobro e a metade.
4ª etapa:
Em Ciências, foram dadas
atividades sobre o ciclo da Metamorfose da borboleta.
5ª etapa:
As crianças assistiram a um vídeo sobre a Metamorfose da
borboleta.
6ª etapa:
Após o vídeo foi elaborado um texto informativo
coletivo sobre o que eles aprenderam assistindo o vídeo, no qual a professora
escrevia o que as crianças falavam. Depois foi feita a leitura coletiva e
revisão ortográfica.
7ª etapa:
No dia seguinte a classe foi dividida em quatro grupos,
tendo sete crianças em cada grupo.
8ª etapa
Cada grupo ficou responsável pela montagem de cada fase
da Metamorfose da borboleta.
9ª etapa:
Alunos fazem apresentação no 2º Ano A.
10ª etapa:
Dobradura de uma borboleta azul. Em seguida eles
fizeram um texto individual, no qual a Açucena teve um final feliz.
Professora Nenê, que trabalho maravilhoso!!!!! Parabéns por seu esforço e todos seus alunos!!!!!!
ResponderExcluir