terça-feira, 14 de outubro de 2014

SEQUENCIA DIDÁTICA: “NOSSO CORPO: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO” - 5º Ano A


Boa noite!

Apresentamos a seguir o belo trabalho realizado pelo 5º Ano A, período da manhã, da Professora Rosemari Ortega Medeiros, que abordou o funcionamento do corpo humano. Nesta sequência didática, a Professora Rosemari utilizou como recurso, dentre outros,  a lousa digital, uma novidade muito bem-vinda em nossa unidade, pois é capaz de proporcionar aos alunos uma nova forma de interagir e se relacionar com os conteúdos de ensino, estimulando a concentração e melhorando os resultados da intervenção pedagógica.

***
SEQUENCIA DIDÁTICA: “NOSSO CORPO: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO”
EIXO TEMÁTICO: CIÊNCIAS – CORPO HUMANO
SÉRIE: 5 º ANO A

v  Número de alunos: 29 alunos

v  Justificativa:
Professora Rose e um dos grupos durante a apresentação.
            É de fundamental importância que os alunos aprimorem o conhecimento que têm do próprio corpo e a percepção do organismo como um sistema integrado, cujo funcionamento deve ser harmonioso e equilibrado para manter boas condições de saúde.       

Mostrando o que aprendeu.

Apresentando para os colegas.

Um dos cartazes produzidos pelos grupos. 

A lousa digital foi o recurso usado nas apresentações.


Apresentação dos grupos.

Alunos observam os grupos fazendo suas apresentações.

As pesquisas na Internet foram importante para o levantamento de informações.

v  Objetivos:
·         Conhecer noções básicas a respeito da organização e funcionamento geral do corpo humano;
·         Compreender o corpo humano como um todo integrado;
·         Diferenciar as funções dos sistemas;
·         Valorizar e respeitar o próprio corpo;
·         Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, esquemas, depoimentos, leitura e registro de textos informativos;
·         Interpretar as informações.
     

v  Conteúdos: 
·         Corpo humano;regulação, reprodução e manutenção da saúde
·         Distinção das partes do corpo humano (célula, tecido, órgãos e sistemas)
·         Menstruação e fecundação
·         Localização dos órgãos;
·         Função dos sistemas no corpo humano
·         Órgãos dos sentidos

v  Desenvolvimento:
É fundamental oferecer situações durante as aulas em que os alunos possam criar hipóteses e, em seguida, confrontá-las com textos informativos.
Além disso, nesta sequência didática, foram utilizadas as seguintes estratégias: organizar e registrar as informações por meio de desenhos, esquemas, depoimentos, leitura e registro de textos e interpretação das informações levantadas.
Confecção dos cartazes para a apresentação.
A classe foi dividida em 7 grupos que ficaram responsáveis por representar os seguintes sistemas do corpo humano:  digestório, respiratório, urinário, cardiovascular, esquelético e articular, muscular, nervoso, sistema genital feminino e masculino.
Os alunos realizaram as seguintes atividades: navegação na Internet (Web), pesquisando informações e observando as representações do corpo humano, confecção de cartazes com recortes, montagens, desenhos e informações sobre os respectivos sistemas, apresentação do trabalho com explicações sobre o corpo humano para outra classe, apresentação de um seminário no laboratório de Informática da unidade com recurso da lousa digital.

 v  Produto final:
Cada grupo digitou um texto resumo com as informações mais importantes e ilustrações dos temas, para confecção de um álbum do corpo humano, que será doado ao acervo da biblioteca da escola.


v  Avaliação:

Foi realizada continuamente através de registros, de acordo com o desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas .
PARABÉNS TURMA DO 5º ANO A! 
VOCÊS SÃO EXEMPLO PARA NOSSOS PEQUENOS! CONTINUEM ASSIM!

Um comentário: