Boa noite!
Apresentamos a seguir o belo trabalho realizado pelo 5º Ano A, período da manhã, da Professora Rosemari Ortega Medeiros, que abordou o funcionamento do corpo humano. Nesta sequência didática, a Professora Rosemari utilizou como recurso, dentre outros,  a lousa digital, uma novidade muito bem-vinda em nossa unidade, pois é capaz de proporcionar aos alunos uma nova forma de interagir e se relacionar com os conteúdos de ensino, estimulando a concentração e melhorando os resultados da intervenção pedagógica.
***
SEQUENCIA
DIDÁTICA: “NOSSO CORPO: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO”
EIXO
TEMÁTICO: CIÊNCIAS – CORPO HUMANO
SÉRIE:
5 º ANO A
v  Número de alunos: 29
alunos
v  Justificativa:
| Professora Rose e um dos grupos durante a apresentação. | 
            É de fundamental importância que os
alunos aprimorem o conhecimento que têm do próprio corpo e a percepção do
organismo como um sistema integrado, cujo funcionamento deve ser harmonioso e
equilibrado para manter boas condições de saúde.       
| Mostrando o que aprendeu. | 
| Apresentando para os colegas. | 
| Um dos cartazes produzidos pelos grupos. | 
| A lousa digital foi o recurso usado nas apresentações. | 
| Apresentação dos grupos. | 
| Alunos observam os grupos fazendo suas apresentações. | 
| As pesquisas na Internet foram importante para o levantamento de informações. | 
v  Objetivos:
·         Conhecer noções básicas a respeito da organização e funcionamento geral do corpo humano;
·         Compreender o corpo humano como um todo integrado;
·         Diferenciar as funções dos sistemas;
·         Valorizar e respeitar o próprio corpo;
·         Organizar e registrar as informações por meio de desenhos, esquemas, depoimentos, leitura e registro de textos informativos;
·         Interpretar as informações.
v  Conteúdos:  
·        
Corpo humano;regulação, reprodução e
manutenção da saúde
·        
Distinção das partes do corpo humano (célula,
tecido, órgãos e sistemas)
·        
Menstruação e fecundação
·        
Localização dos órgãos; 
·        
Função dos sistemas no corpo humano
·        
Órgãos dos sentidos
v  Desenvolvimento:
É fundamental oferecer situações durante as
aulas em que os alunos possam criar hipóteses e, em seguida, confrontá-las com textos
informativos.
Além disso, nesta sequência didática, foram
utilizadas as seguintes estratégias: organizar e registrar as informações por
meio de desenhos, esquemas, depoimentos, leitura e registro de textos e
interpretação das informações levantadas.
| Confecção dos cartazes para a apresentação. | 
Os alunos realizaram as seguintes atividades:
navegação na Internet (Web), pesquisando informações e observando as
representações do corpo humano, confecção de cartazes com recortes, montagens,
desenhos e informações sobre os respectivos sistemas, apresentação do trabalho
com explicações sobre o corpo humano para outra classe, apresentação de um
seminário no laboratório de Informática da unidade com recurso da lousa
digital.
 v  Produto final:
Cada
grupo digitou um texto resumo com as informações mais importantes e ilustrações
dos temas, para confecção de um álbum do corpo humano, que será doado ao acervo
da biblioteca da escola.
v  Avaliação:
Foi
realizada continuamente através de registros, de acordo com o desenvolvimento e
participação dos alunos nas atividades propostas .
VOCÊS SÃO EXEMPLO PARA NOSSOS PEQUENOS! CONTINUEM ASSIM!
Trabalho maravilhoso!!!! Parabéns professora Rosemari e alunos do 5º ano A.
ResponderExcluir